Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

photo
No comando: Programa Pititinga N@ Rede

Das 09:00 as 12:00

No comando: Programa Viva o Dia

Das 09:30 as 11:30

jornada-esportiva
No comando: Jornada Esportiva

Das 14:00 as 18:00

programa-2a-edicao
No comando: Programa Olha a Pititinga

Das 15:00 as 18:00

No comando: Programa Olha a Pititinga – Especial

Das 16:00 as 18:00

programa-passa-a-bola
No comando: Programa Passa a Bola

Das 18:10 as 19:30

Preparativos para festa do Divino

Compartilhe:
divino

Os preparativos para a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, em Cachoeira, começaram neste domingo (13). Totalmente diferente das comemorações que ocorrem em outros lugares do Brasil, a tradição católica se destaca pela riqueza dos ritos e cânticos tradicionais e por outros detalhes que dão singularidade à celebração. Nossa equipe conversou com o coordenador deste ano, Inácio Alexandre de Matos Filho, de acordo com ele, serão sete noites de celebração, de 13 a 19 na Igreja Matriz de Cachoeira, dedicadas ao Divino Espírito Santo. No sábado (19) a vigília preparará os fieis para a festa que acontecerá no domingo (20).

Tradição

Tradição católica de origem portuguesa, a Festa do Divino em Cachoeira teve origem no século XVII. Todos os anos um jovem da comunidade católica, com idade entre 8 e 12 anos, é eleito como Imperador e sua família passa a ser a organizadora do rito. No dia festivo, uma missa solene é celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e em seguida o imperador e sua corte desfilam pelas ruas da cidade. Os fieis acompanham o cortejo, conduzindo a bandeira do Espírito Santo.

Para Alexandre, esta é uma tradição muito importante para os cristãos cachoeiranos, “por se tratar de um momento de fé, em que não há indiferença e os cristãos passam a entender que é preciso ter Deus em todos os momentos”.

SERVIÇO

O quê: Festa do Divino

Onde: Cachoeira-Ba

Quando: De 13 a 20 de maio

Dia festivo: 20 de maio

*No dia festivo, a missa será às 9h.

 

Matéria: Lorena Martins

 

Deixe seu comentário: